Em 1969, no Salão de Genebra, na Suíça, era apresentado o Porsche 914, também conhecido como Volkswagen Porsche. O modelo unia desportividade da marca de Stuttgart, tradicional fabricante de desportivos de categoria indiscutível, à simplicidade de fabricação de um VW. Toda a rede de concessionários desta última, na Europa e nos Estados Unidos, seria usada para vender o novo carro-esporte.
O 914 foi um “acordo de cavalheiros” entre Ferry Porsche e Heinrich Nordoff: desenho Porsche, projeto e mecânica VW, carroceria Karmann. Era para duas pessoas e media 3,98 metros de comprimento, com altura de apenas 1,23 metro. As linhas eram suaves, pouco convencionais mas não audaciosas. Tinha três volumes bem distintos e podia ser usado com capota ou tê-la removida em parte, guardando-a no porta-malas traseiro, pouco atrás do motor -- o famoso sistema Targa da marca, já usado no irmão mais famoso, o 911. A coluna central era na verdade uma barra de proteção em caso de capotagem; a visibilidade para todos os lados era ótima.
O motor ficava em posição central, logo após os bancos, com a transmissão atrás dele. O porta-malas de dimensões modestas vinha na frente e abrigava o estepe. Sobre o capô havia dois faróis escamoteáveis e ao lado destes, no vinco dos pára-lamas, as luzes de direção. Quando do lançamento, era vendido em cores vibrantes como amarelo, vermelho, laranja e azul-claro.
De baixo da porta, em preto, vinha o nome da famosa marca, mas o logotipo VW aparecia na traseira, ao lado da palavra Porsche estilizada, e nas calotas das versões básicas. O brasão da cidade de Wolfsburg, "capital da VW", estava presente no volante, como em todo VW alemão. Apesar disso tudo, os puristas reconheceram o 914 como um Porsche autêntico, mas torceriam o nariz para seu sucessor 924, por ser refrigerado a água e ter motor dianteiro.
A posição dos pedais e da alavanca de câmbio lembrava muito o velho Fusca, mas o volante seguia o desenho do 911. A disposição das marchas era invertida: primeira para trás, segunda para a frente e assim por diante. A razão da mudança foram os manobristas americanos, que engatavam a segunda pensando ser a primeira.
O motor básico era o famoso quatro-cilindros horizontais opostos (boxer) refrigerado a ar, com 1,7 litros e potência de 80 cv. Trazia alimentação por injeção eletrônica, câmbio de cinco marchas e os freios usavam discos nas quatro rodas. Em testes na época, a frenagem foi considerada excelente. Pesava 900 kg, atingia 177 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 13,5 s. Como todo Porsche, tinha um caráter esportivo muito marcante.
A versão seguinte era de 2,0 litros e 100 cv, com injeção, ainda de quatro cilindros. Chegava a 186 km/h de velocidade final e passava de 0 a 100 em 12 s. Podia receber como opcionais vidros verdes, rodas de alumínio, diferencial autobloqueante e barras estabilizadoras dianteira e traseira. Os pneus 165 HR 15 vinham montados nas famosas rodas Fuchs, a motorização topo de linha era o seis-cilindros de 2,0 litros, com 110 cv a 5.800 rpm, taxa de compressão de 9,6:1, dois carburadores de corpo triplo e comando de válvulas no cabeçote. Atingia 205 km/h. Conhecido como 914/6, seus discos de freio eram ventilados e podia receber transmissão automática, agradando aos americanos. Este é o mais valioso da série e o mais procurado hoje para fazer parte de coleções de "porschistas" fanáticos.
A estabilidade era sua característica mais elogiada, por ter motor central, entreeixos maior do que o do 911 e bitolas mais largas. O sistema de suspensão dianteira era o mesmo deste, mas a traseira utilizava molas helicoidais em vez de barras de torção. O 914/6 trazia rodas com cinco furos, enquanto os modelos de quatro cilindros tinham componentes do VW 411 (saiba mais), como cubos de roda e freios dianteiros.
Por fim, à que referir o 914 participou de várias competições na Europa e nos EUA em provas de longa distância, como a 24 Horas de Le Mans, na França, ou a 1.000 Quilômetros de Monza, na Itália. Dentro de sua categoria, sempre fez bonito. O modelo de corrida, feito sob encomenda, se distinguia dos outros pelos faróis de longo alcance redondos sobre o capô e pelas rodas Fuchs com pneus mais largos.
É de facto um Real Rally...