É quase um carro de competição! O
R2 leva ao exagero o temperamento desportivo do 106 rallye, equipado com um kit mecânico que lhe torna o comportamento qinda mais radical...
Numa demonstração de vitalidade do importador português, a Peugeot acaba de colocar no mercado uma série limitada, consebida em Portugal, do 106 Rallye, denominada
R2.
Ao contrario do que geralmente acontece, esta não é apenas mais uma versão que apenas se diferencia das por ter alguns autocolantes na carroçaria e um nível de equipamento distinto. O
R2 é de facto uma versão diferente e mesmo exclusiva, uma vez que foram produzidas apenas 50 exemplares. Recorrendo ao imenso catálogo de peças desenvolvidas na altura pela
Peugeot Talbot Sport (PTS), os responsáveis nacionais fizeram uma selecção daquelas que consideraram as mais relevantes para obterem um 106 Rallye com prestações melhoradas e com um comportamento ainda mais eficaz. A lista é relativamente longa, mais vale apena prestar-lhe alguma atenção.
A nível de motor, desde logo se nota a presença de um colectorde escape do tipo 4 em 2 em 1, e de uma panela com saída de dimenções generosas, todo material fabricado pelo especialista Devil. O filtro de ar directo Piper Cross, com admissão dinâmica e velas específicas, é outra das alterações, estando previsto opcional uma centralina PTS de comando do motor, que melhora o binário máximo cerca de 10% nos regimes intermédios, fazendo ainda uma velocidade máxima exedendo os 210 Km/hora.
Talvez ainda mais importante são as modificações introduzidas na suspensão. No eixo traseiro foram montadas barras de torção de maior diâmetro (23 mm) e amortecedores PTS. Na frente, as modificações foram ainda mais extensas, com a introdução de amortecedores PTS reguláveis, molas Eibach mais baixas e uma barra antiaproximação, que liga as torres das suspenções. As bonitas jantes de liga leve da Speedline de 14 polegadas aumentam ligeiramente a largura das vias.
O sistema de travagem igualmente evoluiu, com um kit de tubos de alta pressão PTS, pastilhas PTS Ferodo Racing e um fluido de travões AP 550.